sexta-feira, 23 de maio de 2008

GIRLFRIEND IN A COMA (1987)

01- Girlfriend In A Coma
02- Work Is A Four Letter Word
03- I Keep Mine Hidden
O primeiro single daquele que seria o último álbum dos Smiths, "Strangeways, Here We Come". "Girlfriend In a Coma" novamente comprova o extremo talento de Morrissey para criar dentro de uma mesma letra polêmica, sutileza e humor negro. Nessa letra que de forma irônica foi acompanhada por uma música super leve e simples criada por Johnny Marr, Morrissey começa narrando que sua namorada está em coma para em seguida reconhecer de forma brilhante que em alguns momentos ele mesmo a teria assassinado. Uma sutileza é que na primeira estrofe ele diz não querer visitá-la, mas no final pergunta: "Would You Please Let Me See Her ?". Uma música por vezes subestimada, mas que pra mim contém a essência do humor peculiar do Morrissey. Os lados B desse single estão entre os mais raros da banda, já que só foram lançados nesse single e nunca foram reeditados em nenhuma coletânea. "Work Is a Four Letter Word" é mais uma cover feita por eles, e a exemplo do que aconteceu quando gravaram "Golden Lights" novamente Johnny Marr não ficou satisfeito em interpretar essa música. Gravada originalmente pela cantora Cilla Black nos anos 60, mais uma vez fica evidente a paixão de Morrissey pelas cantoras dessa década. Na minha opinião, apesar de não ser nada genial é uma música bacana de se escutar, e pra mim é sempre agradável ouvir a voz maravilhosa de Morrissey interpretar uma boa música pop, sem maiores pretensões. "I Keep Mine Hidden" foi a última música gravada pelos Smiths. Tudo que foi lançado depois veio de material produzido antes dessa música. Dizem por aí que se uma música foi responsável pelo fim da banda, foi essa. Marr queria ir numa direção, Morrissey em outra. A música em si não é nada demais. É legal, mas nada que valha o fim de uma lenda.

2 comentários:

Unknown disse...

Esses b-sides foram as últimas músicas diferentes q ouvi dos smiths, visto q só os conheci nos anos 90...depois de ter completado a coleção de vinil eu fui via net tentar conseguir as músicas que não estavam nos Lps...E eu sempre as achei fantásticas, superpops e com letras até certo ponto contrastantes com a melodia...motivo pelo qual acho a Banda Perfeita

Juba.San disse...

Arquivo corrompido...só baixa a 1ª música...