segunda-feira, 16 de junho de 2008

LAST NIGHT I DREAMT THAT SOMEBODY LOVED ME (1987)

01- Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me
02- Rusholme Ruffians (John Peel session 9/8/84)
03- Nowhere Fast (John Peel session 9/8/84)
04- William, It Was Really Nothing (Peel session 9/8/84)
O Último single dos Smiths. Posteriormente ainda foram lançados alguns compactos comemorativos (como reedições de singles clássicos e singles criados para promover coletâneas), mas para a história, esse é o último disco lançado pelos Smiths como banda. E que música! Desde seu começo com ruídos estranhos que, acompanhados de um piano meio soturno, constroem o clima para que a música entre como uma explosão ou alguém acordando de um sonho. Uma vez acordado, Morrissey descreve uma pessoa que tenta desesperadamente se agarrar a um sonho onde tinha alguém para abraçar, alguem que o amasse, mas que infelizmente nada disso era real. Uma letra brilhante sobre solidão, desespero e angústia. Uma obra prima, que também está presente no subestimado (acabou ficando em segundo plano em meio as notícias do fim da banda) "Strangeways, Here We Come". Completando, temos três faixas retiradas de uma sessão da banda para a BBC. "Rusholme Ruffians" eu sempre achei a música mais fraca do álbum "Meat Is Murder" (onde ela foi lançada pela primeira vez). Uma letra legalzinha, que tem como maior curiosidade o fato de que descreve uma pessoa apaixonada e observando à distância uma mulher, o que mais uma vez não é comum na obra do Morrissey (apontar o sexo do objeto de seu desejo em uma letra), acompanhada de uma das piores músicas de Johnny Marr. Salva-se também aqui o baixo de Andy Rourke. "Nowhere Fast" já valeria pelos versos matadores no final "And when I'm lying in my bed /I think about life And I think about death /And neither one particularly appeals to me", mas é também uma música com um ritmo maravilhoso, acompanhada por uma execução perfeita da banda e de vocais inspirados de Morrissey. Fechando, "William, It Was Really Nothing" em uma versão correta, bem parecida com o original. Um bom single, fechando a história de uma das maiores bandas de todos os tempos (Pra mim, a maior!) . Nos próximos posts, colocarei dois dos singles especiais que foram lançados após o término da banda, já que todos os outros são apenas reedições de singles que já foram colocados aqui.

3 comentários:

johnny disse...

eu realmente estou muito feliz que existe um blog tao genial como este sobre as letras de morrissey. recentemente tive a brilhante ideia de analisar em suas letras o tema homossexualismo para minha monografia de conclusao do curso de letras habilitaçao em ingles. e, visto o seu grande conhecimento queria gentilmente a sua colaboraçao no processo de elaboraçao da minha monografia. se for possivel ,claro. com o advento do orkut e demais, podemos manter contato, agradeceria sua ajuda.
pode entrar em contato comigo
meu e-mail é: joaopaulo-porto@hotmail.com.

Unknown disse...

Olá!
Primeiramente, parabéns pelo blog. Ele é sensacional!
Eu tentei baixar este arquivo, mas eu não consegui. Ele está com problemas.
Obrigada!
ATé mais.

Francisco Vieira disse...

Querido
O blog é sensacional, parabéns!!!
Não só pelo fato de disponibilizar os singles dos Smiths, mas pelos comentários pertinentes, inteligentes!! Resgatar uma banda com tantos predicados é genial, é muita cultura provendo do Moz & Co.
Mas, infelizmente, esse foi o único EP que eu não consegui baixar... deve ter algum problema no site!!!
franzkafk@gmail.com, adicione-me no orkut!!!
Abração!!!